segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

POR QUE ESTUDAMOS HISTÓRIA?

Quando vamos começar a fazer algo é importante termos em mente o porquê de a estarmos fazendo. Como professor de História eu tenho a percepção do porque precisamos estudar História. No entanto, a experiência com os alunos, me fez atentar que eles, não têm essa percepção, e por este motivo muitas vezes as aulas de Historia passam a ser desinteressantes para os alunos, perdendo todo o seu sentido. A partir desta constatação, sempre que o novo ano letivo se inicia, ou, quando eu começo em uma nova turma, o primeiro assunto que procuro tratar é o porquê temos que estudar História?
Eu penso que temos que estudar História porque só a partir do estudo do passado é possível compreender o PRESENTE. O mundo que vivemos hoje é construído a partir das transformações ocorridas durante os anos que o antecederam. Dos momentos mais recentes, como as ocorridas no século XX XIX, como as mais longínquas da Antiguidade Oriental e Ocidental. Portanto, para quem deseja compreender nosso tempo é fundamental conhecer a nossa História.

Um comentário:

  1. eu gosto de estudar história, porém depende do professor.
    olha com o professor José aprendi o porque de estudar história.....rsrsrsrs....

    ResponderExcluir

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas