quinta-feira, 5 de agosto de 2010

AS REVOLTAS DA PLEBE E UMA TEORIA SOBRE AS REVOLUÇÕES.


Na aula desta semana no Pré-Vestibular Educafro o assunto era Roma na Antiguidade, passamos pelos três períodos da História desta sociedade, Monarquia, onde se fundou a cidade de Roma, com a lenda de Rômulo e Remo; a República expansionista e; o Império da Pax Romana.
No entanto, talvez o que mais deve ter chamado à atenção na minha fala durante a aula foi minha teoria sobre a causa das disputas políticas em todas as sociedades, ou pelo menos, uma causa recorrente. Segundo meu raciocínio, uma das causas, que encontramos em muitas disputas políticas distribuídas por todas as eras históricas, é a ascensão econômica de um grupo social, até então sem direitos políticos.
O exemplo que me fez citar essa teoria na aula desta semana foram as Revoltas da Plebe durante a República Romana. As Revoltas da Plebe foram reivindicações políticas do grupo social desprivilegiado politicamente em Roma. A República Romana foi o período em que a Aristocracia Rural Romana concentrava todo o poder político de sua sociedade. O Senado, instituição política mais importante da República Romana era local exclusivo dos Patrícios, grandes proprietários de terra. Esse domínio vinha desde a Monarquia, mas com o advento da República foi possível a Roma iniciar seu processo de expansão geográfica, no primeiro século antes de Cristo Roma havia alcançado a sua máxima dimensão territorial, espalhada por colônias por três continentes do globo, Europa, África e Ásia. Essas colônias eram abastecidas por produtos romanos e forneciam outros para a sede da República.
Como os patrícios se recusavam a exercer a atividade comercial, por considerar essa ocupação degradante, ficou a cargo dos plebeus, população que até então era a base social da República Romana, responsável pela produção agrícola, que com o intenso comércio de produtos enriqueceram e tornaram-se o grupo mais importante economicamente do final da República.
A ascensão econômica da plebe levará esse grupo a exigir o direito de intervir no Estado Romano, progressivamente a plebe foi conquistando espaços de participação na política romana. Primeiro o direito de eleger os tribunos da Plebe, que tinham o poder de vetar qualquer decisão do Senado; segundo a instituição das leis escritas; terceiro o casamento interclasses, que levou ao fim das classes sociais e o direito de qualquer grupo social romano de integrar o Senado ou qualquer cargo das magistraturas romanas.

Outras tantas revoltas políticas pela História foram motivadas pelo enriquecimento de um grupo até então sem o direito de participação política, e quem sabe um dia eu consiga provar cientificamente essa minha teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas