sábado, 10 de abril de 2010

CRISTOVÃO COLOMBO E O PENSAMENTO RENASCENTISTA


Nesta semana estou introduzindo o assunto Renascimento Científico e Cultural nos sétimos anos da Escola Virgílio Rosas, e é sempre muito difícil provocar nos estudantes a sensação de pensar de forma próxima aos homens pré-renascimento. Para introduzir o assunto eu sempre procuro ressaltar alguns aspectos do pensamento medieval, em especial a questão do formato do planeta, se a Terra se move ou se ela está no centro do universo. É sempre um desafio, pois ao perguntar para as salas se a Terra é mesmo redonda, eu sempre escuto: “É claro professor, já vi fotos de satélite. Os astronautas que viram a Terra nas viagens pra Lua falam que é.” Até aí, normal, porque realmente nossa realidade hoje nos prova que a Terra é realmente esférica, e essas informações são facilmente comprovadas. Mas depois eu pergunto, e se nós não tivéssemos nem os satélites e nem as viagens espaciais, saberíamos dizer se a Terra é realmente esférica? Nesta hora a resposta dos alunos, normalmente, é o silêncio.
Então, eu entro com uma história sobre Cristovão Colombo, que eu considero ótima para exemplificar o contraponto entre o pensamento medieval e o renascentista, pois a partir de uma atividade simples de observação, ele desconstrói o pensamento medieval de que a Terra seria plana. Ao observar as embarcações partindo da praia, Colombo percebe que depois de determinado tempo elas desaparecem no horizonte. Ao fazer uso de uma luneta, ou outro instrumento que amplie o poder de alcance da visão, as embarcações também desaparecem no horizonte. Mesmo usando instrumentos com potente poder de alcance, as embarcações desaparecem da visão. Ele concluiu que mesmo tendo um poder de longo alcance, não adiantaria observar as embarcações, pois elas sumiriam mesmo, isso porque, não é a limitação da visão que faz com que as embarcações desaparecem, e sim por que a Terra não é plana, e sim curva, porque as embarcações não desaparecem de uma só vez, mas sim progressivamente, de baixo para cima, como se elas tivessem descendo uma ladeira, e sendo observada por alguém do alto desta mesma ladeira.
Oi ao chegar a esta conclusão, que Cristovão Colombo formulou sua teoria de que ao navegar sempre na mesma direção, se não encontrasse nenhuma barreira pela frente, se daria à volta no planeta e voltaria para o ponto de partida. Um gênio, mesmo sem observar o planeta de fora, ele consegue chegar a esta conclusão, que ninguém ainda contestou. A Terra realmente não é plana, e sim esférica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas