terça-feira, 13 de abril de 2010

MUDANÇAS CAPITALISTAS.

Texto adaptado de Eric Hobsbawn, "A Era do Capital", usado na aula do 9º ano da Escola Virgílio Rosas.

A economia capitalista mudou de 4 formas significativas entre o fim do século XIX e início do século XX:
Em primeiro lugar, entramos em uma nova era tecnológica, uma era de novas fontes de poder (eletricidade e petróleo, turbinas e motor a explosão), de nova maquinaria baseada em novos materiais (ferras, ligas, metais não ferrosos), de indústrias baseadas em novas ciências, tais como a indístria em expansão da química orgânica.
Em segundo lugar, entramos também cada vez mais na economia de mercado de consumo doméstico, iniciada nos Estados Unidos desenvolvida (na Europa ainda modestamente) pela crescente renda das massas, mas sobretudo pelo enorme aumento da população dos países desenvolvidos. De 1870 a 1910, a população da Europa cresceu de 290 para 435 milhões, a dos Estados Unidos, de 38,5 milhões para 92 milhões.
Em terceiro lugar, havia uma competição internacional entre economias industriais nacionais rivais - a inglesa, a alemã, a norte-americana. Essa competição levava à concentração econômica ao controle de mercado e à manipulação.
Por fim, o mundo entrou no período do imperialismo. As potências passaram a dividir o globo para realizar seus próprios negócios. As novas industrias precisavam de matérias-primas que não existiam nos países desenvolvidos: petróleo, borracha, metais não-ferrosos. A nova economia precisava de quantidades crescentes de matérias-primas produzidas nos países subdesenvolvidos. Essa divisão global entre entre áreas desenvolvidas, embora não fosse nova, começou a tomar uma forma moderna e durou até a década de 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas