quarta-feira, 19 de maio de 2010

CINECLUBE!


Estamos nestes últimos dias em um debate sobre a criação de um Cineclube na Escola Virgílio. A idéia surgiu em uma conversa com alguns estudantes do 9º, que vieram me indicar um filme: "Vivendo com lobos". Depois deste dia, retomando algumas idéias de projetos passados, apresentei a idéia do Cineclube para os alunos e depois para a Direção. A idéia foi bem aceita por todos, e estamos nos preparando para começar o nosso Cineclube.
Tendo em vista isso, encontrei um arquivo, muito legal, que fala sobre os Cineclubes, infelizmente não tenho o nome da pessoa que produziu esse arquivo. Reproduzirei abaixo parte deste arquivo.

O que é Cineclube ?

Como o nome indica, cineclube é um clube de cinema. Não, porém uma entidade recreativa ou apenas social, mas cultural e educativa. Visa, além de proporcionar a seus associados, possibilidades de conhecerem cada vez mais profundamente o cinema sobre todos os seus aspectos, dar-lhes uma sólida educação cinematográfica.
Entendo por educação cinematográfica o seguinte:
1. Formação cultural do espectador a fim de tirá-lo de sua passividade na sala de cinema, a fim de torná-lo consciente, capaz de analisar um filme sobre todos os seus aspectos, julgá-lo, enfim, assimilá-lo.
2. Formação psicológica e moral específica para o cinema.
3. Formação de uma consciência individual com relação ao cinema, isto é, que o indivíduo não vá ao cinema por hábito, vício ou rotina, mas escolha conscientemente seus programas, não deixe que o cinema o domine, mas domine-o e use-o para seu bem.
4. Integração dessa tomada de consciência coletiva. Muitas pessoas falam do cinema, de sua força incrível de formar mentalidades e hábitos, de seus problemas, mas não há uma consciência coletiva a este respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas