quinta-feira, 25 de março de 2010

BRASIL OU AMÉRICA PORTUGUESA?


Como chamar o território brasileiro nos séculos XVI, XVII, XVIII e início do XIX, já que nesse período estávamos sob administração colonial portuguesa. Seria já o Brasil, ou outra nação? Éramos parte do Império Ultramarino Português, primeiro na condição de Colônia, depois na de Vice-Reino. Até a família real portuguesa desembarcou por aqui, e viveu anos em nossas terras. Ou terras deles, já que pertencíamos a Portugal?
Essa é uma questão que parece controversa, tanto quanto a questão da dita “Descoberta do Brasil”, que na realidade já havia sido descoberto pelas populações nativas (indígenas) muito tempo antes dos portugueses.
Só vamos poder chamar de Brasil nosso território quanto à nacionalidade brasileira for forjada, antes disso não é possível, enquanto os habitantes de nossa terra se reconhecerem Portugueses, Espanhóis, das nações africanas e das nações indígenas, devemos nominar nosso espaço como América Portuguesa, pois é a parte do continente americano que estava sob administração de Portugal.
Somente no final do século XVIII e início do século XIX que a nacionalidade brasileira começou a ser forjado, com os habitantes do Novo Mundo, já a algumas gerações e a ocupação interiorizada, é que o ser brasileiro passa a existir em nossas terras. É a intenção de se tornar independente do Portugal a força que promoverá a nacionalidade brasileira, forjada por uma oligárquica econômica, cansada de se subordinar à Monarquia Portuguesa e inspirada nos ideais Iluministas e nas Independências da América Inglesa (EUA), partes da América Espanhola e de partes da América Francesa (o Haiti). Aliás, a independência do Haiti, servirá como modelo a ser evitado pelas oligarquias fundiárias do Novo Mundo, escravistas, já que a nação Haitiana se constituirá como a primeira nação negra da América, onde a antiga população escrava negra exterminará a população branca de origem francesa.
Portanto, Brasil, brasileiro, são conceitos que surgem muito depois da chegada dos portugueses na América, até eles serem forjados, devemos chamar nosso território de América Portuguesa.

Texto em homenagem ao Professor István Jancsó (1938-2010), Historiador e professor da USP, coordenador geral do projeto Brasiliana USP, a digitalização do acervo do bibliófilo José Mindlin, morto nesta semana, “vale dizer” que tive a honra de cursar um semestre com esse “mestre”, historiador da nacionalidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas