sexta-feira, 12 de março de 2010

ENSINO RELIGIOSO?

Antes de qualquer coisa gostaria de dizer que a aula de Ensino Religioso é sempre um grande desafio, pois Religião é uma questão controversa, segundo, porque os estudantes têm uma visão errônea do conteúdo das aulas, sempre me perguntam, “Quando é que a gente vai rezar?”, isso porque realmente o nome atribuído ao componente curricular, em minha opinião é equivocado, não sei qual melhor opção de nome, mas Ensino Religioso definitivamente não é acertado.
Além disso, a escola, assim como o Estado é uma instituição laica, que deve preservar a concepção civil da sociedade, e não aceitar as distinções religiosas. Portanto, falar de religião é sempre um “abacaxi” na escola, pois temos de tomar muito cuidado para não desconstruir a crença dos alunos na sua religião.
O intuito das aulas é o diálogo com os jovens sobre o porquê praticamos uma religião, como elas interferem na vida cotidiana e incutir neles o conceito de que todas as religiões são verdadeiras, e que devemos respeitar a opção de todos por sua religião, até mesmo a opção de não praticar nenhuma religião, ou de não acreditar em Deus.
Neste ponto entra outra questão controversa, aliás, falar de religião é falar de questões controversas, aceitarem o ateísmo é difícil, mesmo nossa sociedade estando se afastando das religiões hoje em dia.
Hoje, aproveitei para fazer uma atividade diferente, fizemos um círculo e inicialmente fiz uma sondagem sobre qual religião os alunos professam. O resultado é reflexo da divisão religiosa da sociedade brasileira, Católicos e Evangélicos em maioria, aqueles poucos que se disseram não católicos ou evangélicos se colocaram como não praticantes de nenhuma religião, foram 2 ou 3, e uma das alunas me disse acreditar em Deus, mas não professar nenhuma religião, o que eu achei muito interessante e corajosa a posição desta aluna.
Por fim, falamos sobre o que as religiões têm em comum, as questões existenciais, são elas, talvez, que forçaram o Homem a criar as religiões, já que não é possível respondê-las através do pensamento científico, e, na maioria dos casos, nos precisamos apoiar em alguma explicação para essas questões. Conversamos um pouco sobre essas questões, e especial as seguintes:
• Quem sou eu?
• Como foi que o mundo passou a existir?
• Que forças governam a História?
• Deus existe?
• O que acontece conosco depois da morte?

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