sexta-feira, 26 de março de 2010

REVOLUÇÃO DIGITAL





Durante esses últimos dias o debate sobre a Presença Digital e a importância das mídias sociais no modo de vida contemporâneo tem sido intenso, tanto nas atividades profissionais (escola), quanto em outras atividades. Tenho conversado muito com o 9º E, do Virgílio Rosas, sobre esse assunto, mesmo porque, o tema das aulas desta semana é Imperialismo, onde a Globalização se intensificou. Na realidade, a Globalização pode ser considerada uma nova fase do Imperialismo, na medida em que ela é uma dominação cultural não escancarada pela presença militar, mas sim pelo domínio de uma Cultura, mais próspera econômicamente, fortalecida pelas grandes corporações multinacionais, em detrimento de culturas de nações econômicamente subjugadas.
Segundo teoria que venho aderindo nos últimos tempos, a Presença Digital vem ganhando terreno no nosso mode de viver, hoje, podemos comprar qualquer prouduto pela rede mundial de computadores, fazermos o pagamento e recebê-lo sem sair de casa, em poucos dias, as vezes a entrega é feita em um prazo inferior à 24 horas. As relações sociais estão cada vez mais se iniciando nas redes sociais como Orkut, Twitter ou Facebook. Quem não tem um amigo que conheceu pela internet? E hoje conversa diarimente com ele pelo MSN?
Hoje, a rede mundial de computadores é um dos melhores lugares para se procurar emprego, as empresas disponibilizam vagas na rede, recebem currículos por e-mail ou tem sítios específicos para cadastramento de currículo, portanto, a Inclusão Digital é condição hoje para a questão profissional.
Eu mesmo, tenho feito um curso de capacitação profissional que apresenta a modalidade Bi-modal, tem parte da carga horária em aulas presenciais e outra parte em atividades em um Amiente Virtual de Aprendizagem, onde trocamos exoeriência, nos é disponibilizado conteúdo para estudo e onde realizamos as atividades pertinentes ao curso.
Enfim, a vida está mudando, é necessário incluirmos todos digitalmente, interagirmos pelas redes sociais, o custo de aquisição de um PC hoje caiu muito em relação à anos atrás, é preciso que seja democratizado o acesso à conexão em banda larga para que todos tenham condição semelhante de acesso a rede mundial de computadores, a INTERNET.

Um comentário:

  1. Muito bom esse segundo vídeo...mais achei ele um pouquinho rápido de mais, assim naum deu pra ler tudo... Mais tirando issu gostei Muito.... Legal de mais, vou usar essas informações no meu TCC de Informática sobre Revolução Digital.... Bjus

    ResponderExcluir

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas